Exercicios

1-    O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924, formulou um conceito oficial de CONTABILIDADE. Assinale a opção que indica esse conceito oficial.
A) Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, observando seus aspectos quantitativo e específico e as variações por ele sofridas.
B) Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos relativas a Administração Econômica.
C) Contabilidade é a metodologia especial concebida para captar, registrar, reunir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente.
D) Contabilidade é a arte de registrar todas as transações de uma companhia, que possam ser expressas em termos monetários, e de informar os reflexos dessas transações na situação econômico financeira dessa companhia.
E) Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração expositiva, confirmação, análise e interpretação dos fatos nele ocorridos.

2-    “... o patrimônio, que a Contabilidade estuda e controla, registrando todas as ocorrências nele verificadas.”

“... estudar e controlar o patrimônio, para fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
 As proposições indicam, respectivamente:

a) o objeto e a finalidade da Contabilidade;
b) a finalidade e o conceito da Contabilidade;
c) o campo de aplicação e o objeto da Contabilidade;
d) o campo de aplicação e o conceito de Contabilidade;
e) a finalidade e as técnicas contábeis de Contabilidade.

3- O objeto da Contabilidade é:
(A) a conta.
(B) o lançamento (registro).
(C) o balanço patrimonial.
(D) a demonstração do resultado do exercício.
(E) o patrimônio.

4-    É função econômica da Contabilidade:
a)    apurar lucro ou prejuízo;
b)    controlar o patrimônio;
c)    evitar erros ou fraudes;
d)    efetuar o registro dos fatos contábeis;
e)    verificar a autenticidade das operações.

5-    É função administrativa da Contabilidade:
a)apurar lucro ou prejuízo;
b)controlar o patrimônio;
c)evitar erros ou fraudes;
d)efetuar o registro dos fatos contábeis;
e)verificar a autenticidade das operações.

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

6 - Abaixo estão cinco assertivas relacionadas com os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Assinale a opção que expressa uma afirmação verdadeira.
a) A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
b) O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, exceto no caso de sociedade ou instituição, cujo patrimônio pode confundir-se com o dos sócios ou proprietários.
c) Da observância do Princípio da Oportunidade resulta que o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da Entidade, em um período de tempo determinado.
d) A apropriação antecipada das prováveis perdas futuras, antes conhecida como Convenção do Conservadorismo, hoje é determinada pelo Princípio da Competência.
e) A observância do Princípio da Continuidade não influencia a aplicação do Princípio da Competência, pois o valor econômico dos ativos e dos passivos já contabilizados não se altera em função do tempo.


7- Com relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, assinale a opção incorreta.
a) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes.
b) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que, uma vez integrados no patrimônio, os bens, direitos ou obrigações não poderão ter alterados seus valores intrínsecos, admitindo-se, tão somente, sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais.
c) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que o valor original será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste.
d) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que o uso da moeda do País na tradução do valor dos componentes patrimoniais constitui imperativo de homogeneização quantitativa dos mesmos.
e) Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta que é inadequada a utilização de qualquer tipo de CORREÇÃO ou ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA.


8- Com relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, assinale a opção incorreta.
a) O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.
b) O Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL preconiza que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.
c) O Princípio da CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.
d) O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
e) O Princípio da PRUDÊNCIA indica que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

9- O procedimento de segregar o patrimônio da empresa avaliada do patrimônio de seus sócios está fundamentado no conceito da
a) entidade
b) identidade
c) prudência
d) materialidade
e) relatividade

10- O princípio contábil que impõe a escolha de hipótese que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais da Contabilidade, é o Princípio da:
(A) Oportunidade.
(B) Competência.
(C) Entidade.
(D) Continuidade.
(E) Prudência.



11- Em relação ao princípio contábil da Competência, é correto afirmar que:
(A) o reconhecimento de despesas deve ser efetuado quando houver o efetivo desembolso financeiro por parte da pessoa jurídica que efetuou o gasto.
(B) uma despesa é considerada incorrida quando há um surgimento de um ativo, sem o concomitante desaparecimento de um passivo.
(C) as perdas involuntárias de ativos por razões fortuitas, ou por força maiores, não devem ser computadas na apuração do resultado do exercício, porque não estão correlacionadas com a realização de receitas.
(D) as receitas são consideradas realizadas, nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento.
(E) a extinção, mesmo que parcial, de um passivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo, de valor igual ou maior, é considerada realização de receita.

12. O Princípio Contábil que preceitua que a contabilidade é mantida para as empresas e que o patrimônio dos sócios não se confunde com o da empresa é o Princípio:
(A) do Custo como Base de Valor.
(B) da Oportunidade.
(C) da Prudência.
(D) da Entidade.
(E) do Custo.

13. “Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade.” Este é o enunciado do Princípio Contábil .
(A) do Custo Contábil.
(B) do Registro pelo Valor Original.
(C) da Atualização Monetária.
(D) do Registro pelo Valor Original Corrigido.
(E) da Atualização Monetária e Contábil.

14- É registro que caracteriza regime de competência, o relativo ao:
(A) da compra de mercadorias à vista.
(B) do pagamento de duplicata pela compra de veículo a prazo.
(C) da venda de mercadoria à vista.
(D) do pagamento de uma despesa.
(E) de uma despesa a pagar.

15- O capital subscrito e realizado pelo titular, sócio ou acionista é considerado capital próprio em virtude do princípio ou convenção:
(A) do conservadorismo.
(B) da continuidade.
(C) da entidade.
(D) da realização das receitas.
(E) da objetividade.

16- A integração das receitas ganhas com as despesas que com elas se correlacionam constitui o princípio fundamental da:

(A) entidade.
(B) oportunidade.
(C) competência.
(D) prudência.
(E) continuidade.

17- Dentre os princípios fundamentais da contabilidade, contidos na Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade, tem-se um do qual consta: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que se refere ao acima descrito:

a) continuidade.
b) competência.
c) oportunidade.
d) prudência.

18- A norma/princípio ou convenção contábil que trata distintamente o patrimônio dos sócios do da empresa é denominada:

(A) Entidade.
(B) Conservadorismo.
(C) Competência.
(D) Objetividade.
(E) Tempestividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário