quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OLÁ SENHORES! (COMO DIZ MATHEUS - PROFESSOR DE CONTABILIDADE)


SEGUE ANEXO UMA PEQUENA APOSTILA COM CONTEÚDO TEÓRICO DE CONTABILIDADE E TAMBÉM UMA PEQUENA LISTA DE CONTAS COM AS DEVIDAS CLASSIFICAÇÕES. É UM MATERIAL SOMENTE PARA REFORÇAR AQUILO QUE FOI EXPLICADO EM SALA, POR TANTO ALÉM DE ESTUDAR POR ESTE MATERIAL (QUE É RESUMIDO), FAÇAM USO DO CADERNO.
 

 
BALANÇO PATRIMONIAL

              É a demonstração que tem como finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial de uma entidade no fim de determinado período contábil. No balanço  atrimonial o Ativo  (conjunto de bens e direitos) deve, necessariamente, ser igual ao Passivo, o qual compreende o Passivo Exigível (Obrigações) mais o Patrimônio Líquido (capital pertencente aos sócios).
 
O balanço patrimonial é dividido em ativo e passivo, cujos totais são sempre iguais. O ativo é constituído pelos bens e direitos, enquanto o passivo é formado pelas obrigações.

             As contas devem ser dispostas no balanço patrimonial conforme seu grau de liquidez, de forma que as contas mais fáceis de liquidar devem ser registradas primeiras.


Grupos e subgrupos do BALANÇO PATRIMONIAL

 
ATIVO
PASSIVO
Ativo circulante
Passivo circulante
- disponibilidades
- direitos realizáveis
- Aplicações de recursos de despesas do exercício seguinte
 
Ativo não circulante
Passivo não circulante
- realizável a longo prazo
- investimentos
- imobilizado
- intangível
 
Patrimônio líquido
- capital social
- reservas de capital
- ajustes de avaliação patrimonial
- reserva de lucros
- ações em tesouraria
- prejuízos ou lucros acumulados
TOTAL=
TOTAL=

 
Disponibilidades = são os elementos do ativo que representam dinheiro ou que nele podem ser convertidos imediatamente. São os valores utilizáveis como meios de pagamento. É o caso das contas caixa, bancos conta movimento, aplicações financeiras de liquidez imediata.
 
Direitos realizáveis =  são bens ou direitos que se realizarão no exercício seguinte

 
Aplicações de recursos de despesas do exercício seguinte = são despesas de exercícios seguintes pagas antecipadas

 
Realizável a longo prazo = é composto por direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, e direitos realizáveis derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes de lucro na companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração de objeto da companhia.

 
Três requisitos são necessários, cumulativamente, para que o prazo de realização seja irrelevante na classificação dos créditos desta natureza:

 
·         O direito é proveniente de venda, adiantamento ou empréstimo;

 
·         O negócio que gerou o direito não é usual na exploração da atividade da companhia credora;

 
·         O devedor deve ser uma das pessoas ligadas indicadas na lei nº 6404/76: sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da Cia.

 
Investimentos =  são classificados as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante ex.: imóveis fora de uso e os destinados à locação ou `futura expansão, obras de arte, antiguidades, marcas e patentes fora de uso.

 
Imobilizado = são os recursos aplicados em bens corpóreos utilizados na atividade da companhia, mas não se destinam à comercialização ou à incorporação a produtos fabricados para venda ex.: veículos, ferramentas, terrenos, máquinas, instalações, equipamentos de informática, etc.

 
Intangível = são os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade ex.: programas de computador, marcas de propaganda, patentes de fabricação de produtos, direitos de exploração de recursos minerais, direitos autorais, linhas telefônicas, ponto comercial, direito de franquia.

 
Capital social = representa a participação dos sócios na formação do patrimônio da empresa. Em outras palavras, o Capital Social representa o valor que os sócios concordaram em retirar de seu próprio patrimônio individual e colocar na “aventura” (empresa), que passa a ter vida própria (e, portanto, patrimônio próprio) – na forma de uma Pessoa Jurídica. Quando os sócios decidem colocar um valor na formação do patrimônio da empresa, esta passa a ter (em seu patrimônio) recursos (bens ou direitos) que antes não tinha. Essa situação enseja o aparecimento da diferença (recursos (-) obrigações), que determina o registro do Patrimônio Líquido. Assim, valor registrado na conta Capital Social indica que há diferença entre recursos e obrigações e que essa diferença é decorrente do fato de que os sócios investiram valor na formação do patrimônio da empresa.

 
Reservas de capital = quando correspondem a valores recebidos dos sócios ou terceiros que não representam aumento de capital e que não transitaram pelos resultados do exercício;

 
Ajustes de avaliação patrimonial = são ajustes que deverão ser registrados numa conta do patrimônio líquido ajustando os valores do patrimônio, para mais ou para menos, Ex.: valorização de uma edificação ( C-ajustes de avaliação e D-edificações).

 
Reservas de lucros = quando se originarem de lucros não distribuídos aos proprietários, representando lucros retidos com finalidades específicas.

 
(Ações em tesouraria) = são ações de emissão da Cia que ela própria adquiriu. Devem ser destacadas no balanço patrimonial como dedução da conta de patrimônio líquido.

 ATIVO CIRCULANTE (ver no email o conteudo com as imagens)
 
ATIVO NÃO CIRCULANTE (ver no email o conteudo com as imagens)
 
PASSIVO CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE (ver no email o conteudo com as imagens)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO (ver no email o conteudo com as imagens)

 
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

 
A demonstração do resultado do exercício- DRE é a exposição ordenada das receitas realizadas e das despesas incorridas no exercício, registradas de acordo com o princípio da competência.

 
Receitas: Considera-se como receita de uma empresa o dinheiro que a mesma recebe ou tem direito a receber, proveniente das operações da mesma. Observe a diferença entre recebido e "com direito a receber".

Exemplo:
você é um corretor de imóveis e vende um apartamento de um cliente. Ao receber
o dinheiro da comissão - que representa uma receita para você - ele provocará
um aumento do seu ativo. Na hipótese de você não ter recebido a comissão no ato
da venda, você terá o direito "a receber" posteriormente, esse
"direito" originou-se de uma receita.

 
Não faça confusão, porém, entre os recebimentos provenientes de receitas e aqueles originados de outras fontes. Por exemplo: o dinheiro que você recebeu, a título de empréstimo do banco, representa um recebimento, e não uma receita.

 
Despesas: Despesas de uma empresa são os gastos, desembolsados ou devidos pela mesma, necessários ao desenvolvimento de suas operações. Os gastos devidos são aqueles que ainda não foram desembolsados, mas que já ocorreram. Exemplo: as despesas de gasolina para pagamento no final do mês. Quando você pagar a conta do posto de gasolina, então o gasto passará a ser desembolsado. Não confunda desembolso com despesa. O desembolso significa entregar dinheiro a alguém por algum motivo. Por exemplo o desembolso que você faz ao comprar um automóvel à vista não representa uma despesa: você passa a ter um ativo, desde que representa um bem para seu uso, e revenda posterior. Porém, a gasolina que você paga para que o carro ande representa uma despesa.

Assim sendo, a diferença básica entre desembolso e despesa esta no seguinte critério:
se o desembolso provocar um aumento do ativo, ou uma redução do passivo
exigível, não será uma despesa. Não sendo esse o caso, então o desembolso
representará uma despesa.

(ver no email o conteudo com as imagens)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário